12ºD

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quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

lições nº 61 e 62 - 21 de janeiro de 2016

Sumário : Conclusão do visionamento do filme.
Atividades :

Identificar no filme papéis sociais e expectativas
Nomear e identificar estatutos atribuídos e adquiridos.Resultado de imagem para o clube do imperador atividades

DAQUI
Título Original: The Emperor´s Club – EUA 2004
Atores: Kevin Kline, Emile Hirsch
Diretor: Michael Hoffman
Sinopse: O fim depende do começo! Este é o lema do colégio de rapazes St. Benedict’s, freqüentado pela nata da sociedade americana. É neste ambiente, cujos alicerces são a tradição e honra, que leciona o professor Hundert – um apaixonado pela história antiga ­ que dá aulas onde a emoção e a alegria estão presentes. Mas um aluno em especial começa a incomodar. Trata-se do arrogante Sedgewick, filho de um respeitado senador, que inicia uma guerra particular com o mestre. Um batalha de egos e vontades que vai durante mais de 25 anos. “O Clube do Imperador” é um filme gostoso de se ver. Diversão garantida que registra mais uma fantástica atuação de Kevin Kline, ganhador do Oscar por “Um Peixe Chamado Wanda”.
 O Clube do Imperador
É filme para reflexão sobre valores humanos, e deve ser visto mais de uma vez.
 A sorte está lançada
“Terminus pendeo in exordium”,. Do latim, “o fim depende do início”. Em suma, eis o segredo de uma vida. As histórias são feitas de vidas, e vidas são feitas de momentos e atitudes. O que determinará cada momento, o que definirá cada ação é parte diretamente da educação recebida. Como já diziam sociólogos e filósofos, nada mais somos do que o resultado do meio em que vivemos. O filme O Clube do Imperador (2004) apresenta esse conceito como ponto de partida de uma história capaz de confirmar a real importância de uma educação verdadeira.
Em dado momento do filme, o professor pergunta: “Grande ambição e conquista sem contribuição não tem significado. Qual será a contribuição de vocês?” Qual será a nossa contribuição. A mídia deveria se empenhar nessa questão, acima de tudo. No detalhe invariável de que verdadeira educação cria consciência política. Utilizando-se da leveza e banindo a opressão típica do drama, a história consegue induzir a uma constatação pura. Um professor vive da esperança de moldar o caráter de um homem e da convicção de que o caráter de um homem pode mudar seu destino.
Assim, “alea jacta est”: a sorte está lançada. A história de um bom educador se prolonga e se imortaliza nas muitas vidas por ele conduzidas no caminho da aprendizagem. A trama salienta sabiamente que a cota de alunos medíocres sempre existirá. Afinal, joio e trigo se misturam facilmente, porém, a fé na educação deve permanecer. Em todo empreendimento de sucesso há uma pequena margem de fracasso. Aos sábios, que aproveitem o que lhes é ensinado. Aos eternamente medíocres fica o conselho de Aristófanes citado num dos empolgantes diálogos do filme: “A juventude envelhece, a imaturidade é superada, a ignorância pode ser educada e a embriaguez passa, mas a estupidez dura para sempre.”

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