12ºD

12ºD

terça-feira, 20 de outubro de 2015

A sociologia em Portugal





A sociologia nasceu no século XIX quando a “questão social” e a miséria da classe operária ameaçavam o capitalismo emergente no mundo ocidental. 

O sociólogo António Firmino da Costa estabeleceu a existência de três períodos:
  • Antes da revolução de 25 de Abril de 1974.
  • De 25 de Abril 1974 ate meados da década de 1980.
  • Após a década de 1980. 

 Em 1963, surgiu cursos com disciplinas de sociologia e, mesmo uma licenciatura em Sociologia no Instituto de Estudos Superiores de Évora, mas sem efeitos públicos.

Na história da sociologia em Portugal, aconteceu em 1963 com o surgimento da revista Análise Social, projecto de um grupo de investigadores, quase todos identificados, movidos pelas ideias do desenvolvimento económico baseado no progresso e na justiça social.
 Um grupo de investigadores levou longe quanto possível o estudo da realidade social e o elevado nível de exigência teórica e metodológica, ganhando credibilidade, investindo na formação especializada dos seus investigadores e esteve na origem em 1974, já depois da revolução de Abril, da primeira licenciatura em Sociologia nas Universidades Portuguesas.


Importa salientar que o processo de institucionalização da sociologia em Portugal, vai coincidir com um período, em que a própria sociologia, enquanto disciplina institucionalizada, atravessava uma fase de reorientação e recuperação de um  período muito crítico, em que toda a produção científica-social, tinha sido posta em causa em toda a Europa.

A expansão da sociologia acabou por se ficar a dever às próprias transformações sociais verificadas no país, mas o aumento da compreensão social sobre a sociedade portuguesa também se ficou, em parte, a dever à evolução que a sociologia registou, seja em termos profissionais, seja em termos académicos.

A sociologia portuguesa é actualmente uma área em desenvolvimento com sociólogas e sociólogos de grande reputação em áreas específicas de trabalho, mas também como profissionais habilitados para dar resposta aos problemas sociais na sociedade portuguesa.

Sem comentários:

Enviar um comentário