12ºD

12ºD

terça-feira, 20 de outubro de 2015

A Sociologia em Portugal

O que é a Sociologia?
A sociologia é a parte das ciências que estuda o comportamento humano em função do meio e os processos que interligam os indivíduos em associações, grupos e instituições.

Enquanto o indivíduo na sua singularidade é estudado pela psicologia, a sociologia estuda os fenómenos sociais, tentando explicá-los e analisando os seres humanos nas suas relações de interdependência.
 Compreender as diferentes sociedades e culturas é um dos objectivos da sociologia.

Períodos da Sociologia em Portugal
- Antes da Revolução de Abril de 1974;
- De 25 de Abril de 1974, até meados da década de 1980;
- Após a década de 1980;

Associação Portuguesa de Sociologia
Após estes anos de sociologia em Portugal, em 1985, foi criada a Associação Portuguesa de Sociologia, que é a principal organização científico-profissional dos sociólogos portugueses, que apoia a disciplina e o estudo desta nova profissão.
A Associação Portuguesa de Sociologia (APS) é uma associação sem fins lucrativos, constituída por tempo indeterminado, que tem os seguintes objectivos:
- Incentivar e divulgar a análise sociológica da realidade portuguesa;
- Promover o desenvolvimento da Sociologia;
- Promover a actividade profissional dos sociólogos;
- Encorajar a investigação e dinamizar a comunicação e os debates científicos.



Associação Portuguesa Juvenil de Sociologia
A Jovem Sociologia Portuguesa é uma área de desenvolvimento com sociólogos  mas também com profissionais habilitados para dar resposta aos problemas sociais da sociedade portuguesa contemporânea.
É um projecto que consiste, numa plataforma online cuja finalidade era de fornecer conhecimento introdutório de Sociologia a todas as pessoas interessadas, mas especialmente aos aluno que tencionavam ingressar e aos recém-ingressados no curso de Sociologia do ensino superior.

A APJS tem, como objectivo geral, promover a formação académica e a formação e inserção profissional de jovens e contribuir para o desenvolvimento social, económico e cultural da sociedade. 

Sem comentários:

Enviar um comentário