12ºD

12ºD

terça-feira, 20 de outubro de 2015

Sociologia em Portugal - Patrícia Cardoso

Sociologia em Portugal

O surgimento da Sociologia em Portugal foi visto por muitos autores como um facto social de grande importância, foi visto como impulsionador da mudança social e da Sociologia em si. E por outros foi visto no contexto do 25 de Abril.
No século XIX, o capitalismo em Portugal estava-se a desenvolver, e houve um interesse da parte de pensadores sociais em estudar este movimento.
Teófilo Braga e Júlio de Matos publicaram os primeiros textos sociólogos, onde daí se publicou um livro que denominava como Sistema da Sociologia, por Teófilo Braga.
Com os golpes militares, a investigação científica em Sociologia era praticamente inexistente, pois, a análise sociológica da realidade portuguesa incomodava o regime ditatorial. Mesmo assim, foi criado o Gabinete de Investigações Sociais em Lisboa, por parte do Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras. Entretanto em Évora, surgiu a primeira licenciatura em Sociologia.
Anos depois, foi criada a Associação Portuguesa de Sociologia, que era a principal organização científico-profissional dos sociólogos portugueses, que apoia a disciplina e o estudo da mesma. Realizando-se 3 anos depois o primeiro Congresso Português de Sociologia.
Existiram 3 períodos da Sociologia em Portugal, tais como: Antes da Revolução de Abril em 1974; De 25 de Abril de 1974 até meados da década de 1980; Após a década de 1980.
O movimento de 25 de Abril traduziu-se por uma eclosão de iniciativas sociais, económicas, políticas e culturais que abriram novas perspectivas sociais.
A Sociologia em Portugal é actualmente uma área de desenvolvimento com sociólogas e sociólogos em áreas específicas de trabalho, e com profissionais habilitados para providenciar respostas aos problemas sociais da sociedade portuguesa. Claro que ainda assim, existem vários problemas e injustiças sociais, que têm gravemente de ser trabalhados com mais afinco e preocupação, pois já deviam ter sido resolvidos há imenso tempo. Ainda hoje vivemos em situações bastante constrangedoras e de desigualdade social. A integração da Sociologia em Portugal teve os seus altos e baixo e algumas restrições, mas foi com o trabalho árduo que conseguiu tal coisa.



Patrícia Cardoso nº26 12ºD

Sem comentários:

Enviar um comentário