12ºD

12ºD

terça-feira, 20 de outubro de 2015

A sociologia em Portugal

A Sociologia em Portugal

A ditadura desconfiava dos sociólogos e das ciências socias, então, procurou sempre desvalorizar qualquer teorização social e impedir o seu desenvolvimento institucional das seguintes formas; não permitiu que a sociologia entrasse nas universidades, não permitiu organizações de índole social, não permitiu a publicação ou difusão de obras relacionadas com o pensamento sociológico.
  Isto levou a que na década de 60 devido a uma conjugação de factores, desde a tomada de consciência ao atraso da sociedade portuguesa quando comparada com outras sociedades da Europa e o descrédito do modelo corporativista prometido como alternativa, transformaram-se em preocupações de todos os cidadãos.
Em 1963 surgiram cursos com disciplinas de sociologia mas sem efeitos notórios para a institucionalização da sociologia, dadas as preocupações práticas de formação de profissionais e preocupações ético-religiosas.
Em 1963 surge a revista ‘Análise Social’ (projecto de um grupo de investigadores). Este grupo levou tão longe quanto possível o estudo da realidade social, ganhando credibilidade, investido na formação especializada dos seus investigadores e esteve na origem em 1974, depois da revolução de abril, da primeira licenciatura em sociologia nas universidades portuguesas.
Dava-se então início à terceira fase do processo de institucionalização da sociologia em Portugal; tanto através da criação de novas licenciaturas noutras universidades como através da criação de verdadeiros centros de investigação sociológica.
Isto tudo aconteceu num período em que a própria sociologia atravessava um fase de reorientação e recuperação de um período muito crítico (enquanto disciplina instituciolaziada) em que toda a produção científica-social  tenha sido posta em causa em toda a Europa. Isto tinha a ver com o desenvolvimento da própria sociologia. E é assim, o nascimento da sociologia em Portugal coincide com o renascimento da própria sociologia, mesmo em países onde já se tinha institucionalizado.

Embora diversos autores identifiquem o surgimento da Sociologia em Portugal com a revolução de 25 de Abril de 1974, muitos outros afirmam que esse aparecimentos surgiu muito antes. Em 1985 foi criada a Associação Portuguesa de Sociologia que apoia a disciplina e o estudo desta nova profissão. Em 1988 realizou-se o primeiro Congresso Português de Sociologia que em 2014 atingia, já a oitava edição.

Sem comentários:

Enviar um comentário