12ºD

12ºD

domingo, 11 de outubro de 2015

Comentário ao filme " a estranha em mim - Ana Filipa

“A Estranha em mim”


O filme “A Estranha em mim” é bastante diferente daquilo que eu costumo ver, surpreendendo-me pela positiva, pois é um filme de ação e ao mesmo tempo dramático, o que faz com que as pessoas que o vejam, fiquem a pensar como e o porquê de tudo se ter desenrolado assim.
Este filme começa com a história de Erica Bain, uma mulher, radialista de Nova Iorque que ao início era bastante feliz e adorava o lugar onde vivia junto do seu noivo David, do qual partilhava um relacionamento perfeito, mas tudo isso muda, Erica e David são brutalmente atacados quando vão a procura do seu cão e consequentemente David morre e Erica consegue sobreviver.
A partir daí Erica passa a ter medo de sair de casa de ter contactos com as outras pessoas, ficando de tal maneira transtornada, tornando-se uma pessoa talvez fria e com vontade de se vingar, de fazer justiça pelas suas próprias mãos, passando as noites e os dias em busca dos homens, responsáveis pela morte do seu noivo acabando mesmo por comprar uma arma e assim acabando por assassinar vários criminosos.
A meio da história Erica inicia uma amizade com o detetive Sean Mercer que está a investigar os crimes que “vingador” (Erica) praticou e que inicialmente desconhece o seu papel nas mortes, mas ao longo do filme o detetive apercebe-se que Erica é a autora dos crimes.
Perto do final do filme Erica encontra os responsáveis pela morte do seu noivo e mata dois dos criminosos, encontrando e libertando o seu cão, mas depois encontra o outro e nesse momento aparece o detetive Sean Mercer, que a impede de o matar, oferecendo-lhe a sua arma legal para matar o criminoso. Erica mata o último bandido e o detetive insiste para que Erica o deva ferir, moldando assim a história de modo a que não a associem ao caso do “ vingador”.
A história termina com Erica e o cão no central Park, local onde David teria sido espancado.
O filme aborda um tema bastante delicado que é: como é que alguém consegue recuperar de uma morte violenta de uma pessoa tão próxima, como a relação de Erica e David? Na verdade não é totalmente impossível, mas também não é fácil, podemos até recuperar, mas continuaremos a sentir o vazio na nossa vida, e isso é bastante notável no filme quando Erica sente aquela “ estranha” dentro dela e isso leva-a a cometer crimes, interrogando-se como é que se tornou assim.
E como Erica diz: “É esmagador descobrir que há uma estranha dentro de nós, um estranho que usa os nossos braços, as nossas pernas, os nossos olhos. Que nunca descansa e continua a respirar, a comer, a viver.” (filme: “A estranha em mim”)

Sem comentários:

Enviar um comentário