12ºD

12ºD

terça-feira, 20 de outubro de 2015

a sociologia em portugal

Sociologia
Sociologia no mundo
O que se entende por sociologia ?
Sociologia é a ciência que estuda as relações entre as pessoas que pertencem a uma comunidade ou aos diferentes grupos que formam a sociedade.
Esta ciência tem uma perspectiva própria de análise. Ela estuda determinados aspectos das situações que ocorrem na vida em sociedade ou na vida social.
Quando surgiu?
Surgiu no início do século XIX, como uma resposta académica para o novo desafio da modernidade: o mundo tornava-se cada vez menor e mais integrado, a consciência das pessoas sobre o mundo aumentava  e dispersar-se. Os sociólogos não só esperavam entender o que mantinha os grupos sociais unidos, mas encontrar uma forma para evitar a desintegração social.

Quais são os objectos de estudo da sociologia?
Os fatos sociais
São fatos decorrentes da vida em sociedade que traduzem-se por maneiras gerais de agir, pensar e sentir, “impostas” pela sociedade em que ocorrem.
Exemplos: divórcio, trabalho, marginalidade, integração social etc

Ação social
São os modos como os indivíduos interagem na sociedade em função da estrutura social existente.

A sociologia em Portugal
A plena afirmação das ciências sociais em Portugal é relativamente tardia. Quanto à sociologia, em particular, teria sido preciso esperar pela revolução de 25 de abril de 1974 e pela instauração da democracia para ver a disciplina vingar em toda a sua plenitude académica.




O aprofundamento da sociologia em Portugal
 O movimento de 25 de Abril de 1974 traduziu-se por uma eclosão de iniciativas sociais, económicas, políticas e culturais que abriram novas perspectivas as ciências socias. Os polos de investigação e ensino já criados puderam desenvolver-se e apareceram novos centros universitários. Estas condições de trabalho profissional em sociologia permitiram a diversificação e o aprofundamento progressivo das tentativas, dos paradigmas e das metodologias. A investigação pôde apoiar-se numa maior circulação dos sociólogos e em contactos mais estreitos e frequentes com as ciências sociais de outros países.
Karin Wall 1993

Em 1985 foi criada a associação portuguesa de sociologia, principal organização cientifico--profissional dos sociólogos portugueses, que apoia a disciplina e o estudo desta nova profissão.
Em 1988, realizou-se o primeiro congresso português de sociologia que, em 2014, já atingiu a 8º edição
A jovem sociologia portuguesa é agora uma área em desenvolvimento com sociólogos(as) de grande reputação em áreas especificas de trabalho, mas também como profissionais habilitados para dar resposta aos problemas sociais da sociedade portuguesa contemporânea .



Sem comentários:

Enviar um comentário