12ºD

12ºD

terça-feira, 20 de outubro de 2015

A sociologia em portugal

            A Sociologia

O que é a sociologia?
A sociologia é a parte das ciências humanas que estuda o comportamento humano em função do meio e os processos que interligam os indivíduos em associações, grupos e instituições. Enquanto o indivíduo na sua singularidade é estudado pela psicologia, a sociologia tem uma base teórico-metodológica voltada para o estudo dos fenómenos sociais, tentando explicá-los e analisando os seres humanos em suas relações de interdependência. Compreender as diferentes sociedades e culturas é um dos objetivos da sociologia
Assim como toda ciência, a sociologia pretende explicar a totalidade do seu universo de pesquisa. Ainda que esta tarefa não seja objetivamente alcançável, é tarefa da sociologia transformar as malhas da rede com a qual ela capta a realidade social cada vez mais estreitas. Por essa razão, o conhecimento sociológico, através dos seus conceitos, teorias e métodos, pode constituir para as pessoas um excelente instrumento de compreensão das situações com que se defrontam na vida quotidiana, das suas múltiplas relações sociais e, consequentemente, de si mesmas como seres inevitavelmente sociais..
Hoje os sociólogos pesquisam macroestruturas inerentes à organização da sociedade, como raça ou etnicidade, classe e género, além de instituições como a família ; processos sociais que representam divergência, ou desarranjos, nestas estruturas, inclusive crime e divórcio; e microprocessos como relações interpessoais.








A sociologia em Portugal 
Alguns autores identifiquem o surgimento da Sociologia em Portugal no contexto da Revolução de 25 de Abril de 1974, muitos outros , embora assinalado a enorme importância deste facto social como impulsionador da mudança social e da própria Sociologia, referem esse aparecimento muito antes.
O sociólogo António Firmino da costa estabelece a existência de três períodos :
- Antes da revolução de 25 de Abril de 1974;
- De 25 de Abril de 1974 até meados de década de 1980;
- Após a década de 1980;

A revista positivismo, criada em 1878 por Teófilo Braga e Júlio de matos, introduzia em Portugal os primeiros textos sociológicos.
Teófilo Braga publicava a primeira obra intitulada Sistema de sociologia
Em 1985, foi criada a Associação Portuguesa de Sociologia, principal organização cientifico – profissional dos sociólogos portugueses, que apoia a disciplina e o estudo desta profissão.
Em 1988, realizou-se o primeiro Congresso Português de Sociologia que, em 2014, já atingiu a oitava edição.
A jovem Sociologia portuguesa é agora uma área em desenvolvimento com sociólogas e sociólogos de grande reputação em áreas especificas de trabalho, mais também com profissionais habilitados para dar respostas aos problemas sociais da sociedade portuguesa contemporânea.





Sem comentários:

Enviar um comentário