12ºD

12ºD

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

comentario ao filme : a estranha em mim . Fábio Miguel

“A estranha em mim”

Resumo do filme: O filme fala da história de Erica Bain (Jodie Foster), uma jornalista que trabalha numa estação de radio de Nova Iorque. Ela tem uma vida simples e feliz: tem um bom emprego, está noiva de David Kirmani (Naveen Andrews), com quem partilha casa e tem um animal de estimação, um cão. Mas subitamente numa noite, tudo muda: Ela e o seu noivo David passeavam o cão, quando de repente, eles são atacados por três criminosos violentos que filmam todo o ataque. David acaba por falecer devido aos seus ferimentos, e Erica, depois de estar 3 semanas em coma, sobrevive. Irritada e traumatizada, ela fecha-se em casa durante um tempo, não tendo coragem para sair a rua, mas na primeira vez que sai de casa, acaba por comprar uma arma ilegal numa loja de armas no mercado negro.
Passados uns dias, entra numa loja, onde um homem assassina a gerente de loja, sua ex-mulher. O assassino ouve o telemóvel de Erica, que entretanto tocara. Com medo, e numa ação de autodefesa, Erica acaba por matar a tiro o homem.
 Noutra noite, dois gangsters ameaçam os passageiros do metro em que circulam. Todos os passageiros saem na estação seguinte, à exceção de Erica. Quando os gangsters, espantados com o facto de ela não se sentir ameaçada, tomam isso como um desafio e ameaçam-na com uma faca. Novamente numa ação de autodefesa, Erica mata os dois homens.
Quando ela se autoconfronta com “este novo eu”, ela começa a questionar a si própria o porque de não sentir remorsos.
  Noutra noite, ela tenta salvar uma prostituta, ameaçando o homem que estava com a rapariga com a sua arma. Quando ele tenta atropela-las com o seu carro, ela atinge-o na cabeça, mas não antes de salvar a prostituta. A prostituta fica ferida e é levada para o hospital. Durante todo o filme Erica tenta encontrar os autores da morte de David.






Ela inicia uma amizade com o detetive Sean Mercer (Terrence Howard) que está a investigar os crimes que Erica tinha cometido, mas que ele não sabia quem seria o autor dos mesmos. Erica, na tentativa de descobrir se o detetive está perto de resolver o caso, finge querer entrevistar Mercer. Durante a entrevista, o detetive pergunta como ela conseguiu refazer a sua vida depois da sua tragédia. Ela responde que simplesmente teria de sobreviver, ou seja, tornando-se uma pessoa diferente do que era antes. Ao mesmo tempo, o Detetive Mercer estava a seguir outro caso, de um homem que teria assassinado a mulher, e que agora estaria a lutar pela custódia da sua enteada, mesmo sendo um criminoso. Apesar de tudo, o Detetive não consegue resolver esse caso.

Quando Erica mata o suspeito que Detetive Mercer andava a investigar, ele suspeita que ela seja o assassino. Ele tenta definir uma armadilha para Erica e leva-a a entrevistar a prostituta ela tinha salvado antes, mas a prostituta finge que não conhece Erica. Quando Mercer é finalmente capaz de entrevistar um dos passageiros do metro, ele recebe uma descrição do provável assassino, e descobre que é uma mulher, em vez de um homem, como se suspeitava anteriormente. Quando a polícia traz Erica para identificar um dos suspeitos do seu ataque, ela reconhece um deles, mas mente, e diz que não reconhece nenhum.
Informado pela polícia de que havia sido encontrado o anel de noivado de Erica, o Detetive Mercer aumenta as suas suspeitas para Erica, e pede a um colega para localizar uma chamada realizada entre ele e Erica, na noite do último crime.
No final do filme, Erica encontra e confronta os homens responsáveis ​​pela morte do seu noivo. Ela mata dois deles, encontra e liberta o seu cão e luta com um terceiro homem. De repente, o Detetive Mercer chega. Em seguida, Erica tenta matar o criminoso, mas Mercer convence Erica a baixar a arma, mas depois de a olhar olhos nos olhos, entrega-lhe a arma, para ela usar para matar o último bandido. O bandido implora para ser preso. Mas, Erica mata o bandido, então Mercer insiste que Erica deve feri-lo para ajudar a montar um enredo que culpe os criminosos. Mercer coloca a arma de Erica na mão morta do último criminoso, e Erica foge, terminando o filme a passear com o cão no sítio onde haveria sido morto o seu noivo.

Comentário do filme: Eu achei o filme bastante bom, porque não só nos faz pensar no modo em que não nos conseguimos conhecer/controlar em determinadas situações, mas também no modo que a sociedade pode ser manipulada e enganada.

Sem comentários:

Enviar um comentário